terça-feira, 31 de julho de 2012

Promessas do Futebol Mundial: Thibaut Courtois

O título desta seção é praticamente auto-explicativo, mas não faz mal tentar esclarecer. Aqui, tentaremos mostrar alguns jovens promissores que possam ser o futuro do Futebol mundial. Apostas, afirmações, apenas promessas... Só o futuro nos dirá.

Começamos com um jovem goleiro belga, que pode ser o grande nome das metas internacionais no futuro: Thibaut Courtois.

Nascido em Bree, na Bélgica, na região de Flandres, começou a jogar futebol como lateral-esquerdo. Quando se juntou às categorias de base do Racing Club Genk, finalmente converteu-se à posição de goleiro, a qual exerce com maestria nos dias atuais.

Ao completar 16 anos, já passou a se firmar nas categorias menores do clube, sendo chamado para treinar na equipe principal. Tornou-se titular da equipe principal aos 16 anos e 341 dias de idade, fato não muito comum para goleiros.

Apesar da pouca idade e experiência, Courtois foi uma peça importantíssima para a conquista do Campeonato Belga para o Genk na temporada 2010-11, sofrendo apenas 32 gols em 40 jogos no campeonato inteiro. Conquistou, antes, a Copa da Bélgica, em 2008-09.

Ainda no Genk, foi eleito o melhor goleiro profissional da Bélgica da temporada 2010-11, bem como o jogador do ano do seu time, eleito pela torcida.

O jovem belga impressionara tanto, que foi alvo de várias especulações de transferência. Uma delas se tornaria confirmada, para o Chelsea. O clube londrino pagou 7,9 milhões de euros pelo goleiro, uma quantia alta em se tratar de um guarda-metas jovem e ainda não afirmado totalmente.

Em não havendo espaço ainda para jogar no clube, por conta da titularidade do incontestável  Petr Čech, Courtois foi emprestado para o Atlético Madrid, para adquirir um pouco de experiência e ritmo de jogo. Ninguém apostava que ele seria titular, com o goleiro Sergio Asenjo já estabelecido no time. Entretanto, Thibaut surpreendeu e tomou a posição de titular do espanhol, com atuações seguras.

Desde então, mantém-se titular. Usa a camisa número 13, em vacância desde a saída de David De Gea, para o Manchester United. Conquistou ao final da última temporada a Liga Europa, já demonstrando sua veia de campeão.

Courtois é um goleiro seguro, que joga de maneira simples e sem muitos malabarismos. É várias vezes comparado com o grande Petr Čech, por conta de sua grande estatura (1,98m) e pelo estilo seguro e simplório de jogar, fazendo defesas com os pés ou parado em boa parte das vezes, apenas usando de malabarismos quando é o seu último recurso. Isso se deve ao seu preciso posicionamento debaixo das traves e às suas saídas precisas de gol.

Com apenas 20 anos de idade, e indo para sua quarta temporada como goleiro profissional, já disputou duas partidas pela Seleção da Bélgica, e tem tudo para se tornar um goleiro completo. Já é considerado um dos maiores talentos do Futebol europeu, e tem uma longa carreira pela frente, e ao que tudo indica, será muito frutífera.



Nenhum comentário:

Postar um comentário