quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Grandes Uniformes: Copa do Mundo (Parte 5)

Hoje o post é dedicado aos grandes uniformes utilizados na Copa do Mundo de 1994, um dos torneios mais lembrados de todos os tempos. Época de camisas muito grandes, de cores vistosas, inacreditáveis!

Talvez, das últimas 5 edições, foi onde o maior grupo de grandes craques se apresentou simultaneamente. Stoichkov, Hagi, Romário, Rijkaard, Baresi, Preud'Homme, Klinsmann, Matthäus, Hierro, Maradona, Larsson, Scifo, Sánchez, Valderrama, Taffarel, Ravelli, Redondo... Foi um torneio mágico.

Vamos à listagem então!

Bélgica - Home:

A Bélgica, assim como a Noruega, tinha um time muito talentoso e entrosado. Craques como o goleiraço Michel Preud'Homme e os jogadores de linha Enzo Scifo e Luc Nilis abrilhantavam o esquadrão Belga. Fizeram uma boa campanha, sendo eliminados nas oitavas-de-final pela forte Alemanha.

O uniforme dos belgas é memorável, com as cores tradicionais, mas com detalhes marcantes na parte dos ombros. Camisas, calções e meias vermelhas, com detalhes em uma faixa branca no ombro e desenhos em preto e amarelo.













Brasil - Home:

Indiscutivelmente, entre os uniformes mais legais e marcantes da Copa de 1994, está o da Seleção Canarinho, a Campeã do Mundo daquela edição. Os comandados de Carlos Alberto Parreira jogaram um Futebol pragmático, fechado, contando com Romário, para vencer a Copa.

O uniforme era sensacional, da Umbro, com um detalhe no fundo do símbolo da CBF. Camisas amarelas e golas verdes, calções azuis e meias brancas.
















Alemanha - Home:

A Seleção defensora do título na edição, a Alemanha contava com um time muito forte, mas já envelhecido. Na primeira edição como Alemanha unificada, foram primeiros colocados no grupo, mas eliminados nas quartas-de-final pela surpreendente seleção da Bulgária.

O uniforme foi bem parecido com o de 1990, com a camisa branca e detalhes nas cores da bandeira alemã na parte superior da camisa, calções pretos e meias brancas. Um uniforme até hoje lembrado pela ousadia.









Estados Unidos - Away:

Esse é o uniforme mais marcante, pra mim, de todos os tempos das Copas do Mundo. Os anfitriões da Copa, os Estados Unidos tinham um time pitoresco, com figuraças, como Alexi Lalas, Marcelo Balboa, Tony Meola e Cobi Jones. Mas fizeram uma campanha relativamente boa, perdendo apenas para o Brasil nas oitavas-de-final.

Não é muito fácil descrever o fardamento. Uma camisa azul com estrelas grandes e golas brancas, calções bordô e meias brancas. Um uniforme excêntrico, porém original. Particularmente, sensacional.














Argentina - Home:

A grande favorita para conquistar o torneio, à frente de Alemanha, Brasil e Itália, a Argentina tinha um esquadrão sensacional. Monstros como Batistuta, Redondo, Simeone, Sensini e claro, a lenda Maradona, desfilaram nos gramados norte-americanos. Infelizmente, a Argentina foi eliminada pela bela seleção da Romênia, nas oitavas-de-final.

O uniforme dos argentinos era o clássico, muito bonito na sua composição, camisas brancas e listras verticais azuis-celeste, calções negros e meias brancas.















Rússia - Away:

A Rússia participava pela primeira vez da Copa do Mundo, depois da divisão da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Naturalmente, a divisão dos talentos foi sentida pelo lado dos russos, que ficaram na primeira fase. Entretanto, consagraram Oleg Salenko, que marcou cinco gols na vitória contra Camarões.

Um design arrojado caracterizou o uniforme dos russos. Fabricado pela Reebok, o uniforme reserva era muito bacana, com camisa branca e detalhes assimétricos em vermelho e azul, calções azuis e meias vermelhas.

Por hoje é isso aí, pessoal. Na próxima, Copa de 1990!

Nenhum comentário:

Postar um comentário