segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Grandes Treinadores: Arrigo Sacchi

O grande treinador homenageado de hoje foi um caso de sucesso repentino e inesperado. Um homem que conseguiu um sucesso enorme treinando um clube de ponta, sendo totalmente desacreditado. O nome desse grande maestro é Arrigo Sacchi.

Nascido no dia 1º de abril de 1946 em Fusignano, na Itália, o jovem Arrigo era um modesto vendedor de sapatos na sua cidade, jogando Futebol em clubes amadores locais, o Fusignano CF e o Bellaria.

Um apaixonado por Futebol e pela teoria que envolve o esporte, cresceu assistindo equipes ofensivas na televisão, como por exemplo, o Real Madrid, a Seleção Brasileira e a Seleção da Holanda. Logo, criou a mentalidade que carregaria por toda sua carreira, ao contrário da ideia que se perpetuava no Futebol italiano na época, de defesa forte e contra-ataques rápidos.

Iniciou sua carreira de treinador muito jovem, aos 26 anos de idade, no Baracca Lugo, um clube da sua cidade. Tornou-se treinador porque não era jogador bom o suficiente para jogar pelo clube!

Entretanto, seu início não seria livre de problemas. Por causa da sua pouca idade, tinha conflitos com o grupo de jogadores, declarando: "Eu tinha vinte e seis anos, meu goleiro tinha trinta e nove e meu centro-avante tinha trinta e dois. Eu tinha que convencê-los a fazer as coisas".

Depois do Baracca Lugo, passou pelo Bellaria, antes de ser contratado pelo Cesena, aí sim um clube profissional, trabalhando nas categorias de base do clube. Após uma passagem rápida, foi contratado pelo Rimini, que jogava na Série C1, quase conquistando o título da divisão.

Seu reconhecimento veio quando foi contratado pela Fiorentina, para trabalhar novamente nas categorias de base. Suas conquistas na categoria de base atraíram o interesse do Parma, que também estava na Série C1.

Na primeira temporada no comando dos Gialloblú, obteve a promoção para a Serie B, e na temporada seguinte, ficou a três pontos de uma nova promoção, desta vez para a Serie A. Entretanto, a sua maior conquista no Parma se deu na disputa da Coppa Italia.

Na fase de grupos do torneio, o Parma bateria o Milan por 1 a 0. Como se já não fosse suficiente a surpresa na fase de grupos, o Parma venceria o Milan na primeira fase eliminatória, no agregado por 1 a 0, surpreendendo o país, e também o dono do clube milanês, o magnata das comunicações, Silvio Berlusconi.

Berlusconi se surpreendeu com o jovem e talentoso treinador do Parma, o contratando para os Rossoneri.



A chegada de Arrigo Sacchi no Milan foi bastante conturbada. A imprensa do país duvidava muito das credenciais do treinador, por jamais ter sido um atleta profissional, e também questionando se um técnico com tão pouca experiência poderia comandar um time de estrelas do Milan. Sacchi, espertíssimo, deflagrou uma frase histórica, que influenciaria uma geração não só de profissionais do Futebol, mas profissionais de todas as áreas:

"Eu não tinha me dado conta de que, para ser um jóquei, eu precisaria ter nascido um cavalo"

Arrigo Sacchi, novamente surpreendendo a todos, foi o primeiro comandante de um time histórico do Milan. Para se ter uma ideia da grandeza da equipe comandada por Sacchi, escalo os grandes jogadores que foram treinados por ele entre 1988 e 1990, período da sua passagem por San Siro:

Goleiros: Giovanni Galli e Sebastiano Rossi;
Laterais: Mauro Tassotti, Filippo Galli, Paolo Maldini e Roberto Mussi;
Zagueiros: Franco Baresi e Alessandro Costacurta;
Meias: Frank Rijkaard, Roberto Donadoni, Carlo Ancelotti, Giovanni Stroppa, Alberigo Evani, Ruud Gullit, Demetrio Albertini e Diego Fuser;
Atacantes: Daniele Massaro, Marco Simone e Marco van Basten.

Alguns podem dizer: "Ah, mas com tantos craques, qualquer um seria multi-campeão". Na verdade, há de se reconhecer o grande trabalho do inteligente treinador. Além de vencer o Campeonato Italiano de 1988, e no mesmo ano, a Supercopa da Itália, venceu por duas vezes seguidas a Copa dos Campeões Europeus e a Copa Intercontinental de Clubes, em 1989 e 1990, Arrigo Sacchi foi pioneiro do esquema mais reconhecido do Futebol mundial, o nosso 4-4-2.

O 4-4-2 foi criado no final da década de 80. A intenção da formação é de fortalecer a estruturação do meio-campo, bem como equilibrar todos os setores da equipe, com a ideia primeira de se ter 8 jogadores atacando, e 8 jogadores defendendo, contando com o apoio dos laterais no ataque e com os meias para fortalecer a defesa.


Sacchi foi o responsável por implantar tal esquema para o fantástico esquadrão Rossonero. Foi o responsável por consagrar jovens craques, como o lateral-esquerdo e depois zagueiro Paolo Maldini, os meias Roberto Donadoni e Demetrio Albertini, e o atacante Daniele Massaro. Além disso, adaptou seus craques holandeses - Gullit, Rijkaard e van Basten - perfeitamente ao esquema, bem como instituiu Franco Baresi, talvez o maior zagueiro da história, como líder máximo da equipe.

Foi uma era dourada para o Milan. Um time impecável.

Depois do seu reconhecido sucesso como treinador do Milan, foi contratado em 1991 para comandar a Squadra Azzurra, e levar a equipe novamente às glórias, que não vinham desde a Copa de 1982.

Em 1994, com um time que contava com grandes craques, usando como base o Milan, bem como outros jogadores, como Roberto Baggio, Gianluca Pagliuca, Giuseppe Signori e Gianfranco Zola, levou a Azzurra para a Final da Copa do Mundo. Em um jogo disputadíssimo, tenso, com ambas as equipes jogando de forma cautelosa, acabou a Itália sendo derrotada na disputa de pênaltis, ficando com o vice-campeonato.

Sacchi permaneceu no cargo até o ano de 1996, quando retornou brevemente ao Milan. Em 1998, foi contratado pelo Atlético de Madrid, onde ficou por um ano, fazendo uma campanha modesta, mas classificando a equipe para a Copa da UEFA.

Retornaria a treinar o Parma em 2001, mas não obteve grande sucesso. Em 2004, foi contratado pelo Real Madrid para ser o Diretor de Futebol do clube, cargo que exerceria com maestria. Entretanto, com a demissão do treinador brasileiro Vanderlei Luxemburgo, pediria demissão.

Hoje, é um comentarista de sucesso na televisão italiana, bem como o coordenador das categorias de base e juvenis da Seleção Italiana.

Arrigo Sacchi foi um dos maiores treinadores do final da década de 80, e também na década de 90. Inovou com sua moderna formação, o 4-4-2, auxiliado pelo grupo de estro estelar que tinha no Milan. Sua personalidade e sua inteligência tática marcaram o Futebol mundial. 

É, sem qualquer sombra de dúvida, digno de constar em qualquer galeria dos maiores treinadores da história do Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário