sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Grandes Uniformes: Copa do Mundo (Parte 4)

O post de hoje é dedicado aos grandes uniformes utilizados na Copa do Mundo de 1998, realizada na França.


Inglaterra - Home:

A Inglaterra voltava a uma Copa do Mundo depois de estar de fora da edição de 1994. Com um time jovem e renovado, a campanha tinha tudo para dar certo. Entretanto, os comandados de Glenn Hoddle foram eliminados pela histórica rival, Argentina, nas oitavas-de-final.

Com um uniforme marcante, de camisas brancas com gola azul e detalhes em vermelho e azul, calções azuis e meias brancas, o English Team representou bem o seu país, esteticamente falando.







Holanda - Home:

Depois da boa campanha na Copa de 1994, sendo eliminada pelo campeão Brasil nas quartas-de-final, a Holanda voltava à Copa com uma equipe tão ou mais forte que a anterior. Em 1998, foram eliminados mais uma vez pela Seleção Canarinho, desta vez na semi-final, em um dos grandes jogos da história das Copas.

Com mais uma vez, um belo uniforme, a Holanda foi autêntica, com uma combinação simples de camisas laranjas com gola preta, calções brancos e meias laranjas. A combinação de futebol envolvente e uniforme marcante se destacou em 1998, arregalando os olhos de muitos no mundo.







Brasil - Home:

Como o defensor do título de campeão do mundo, o time do Brasil vinha com uma geração bastante talentosa, mesclada com veteranos de qualidade. Infelizmente, a Seleção foi derrotada pela dona da casa, a França, na Final, após um apagão do time brasileiro.

Pelo menos, o uniforme produzido pela Nike foi bastante agradável. Com a combinação clássica do Brasil, agregada de finas listras verdes no ombro, Ronaldo e companhia foram marcantes nesta Copa do Mundo.










França - Home:

Claro que não podia deixar de citar a campeã do torneio, a França, dona da casa. Com um time recheado de craques, como Zidane, Thuram, Djorkaeff, Blanc e Lizarazu, os Bleus não decepcionaram a torcida local, massacrando o Brasil na Final por 3 a 0.

Com um uniforme baseado na década anterior, a França apostou no tradicional, com a camisa azul com uma listra horizontal grande vermelha e outras pequenas brancas, calções brancos e meias azuis.










Croácia - Away:

Disputando pela primeira vez a Copa do Mundo depois de declarar independência da Iugoslávia, a Croácia foi a seleção mais surpreendente do torneio, terminando com um espetacular terceiro lugar. Com um timaço, com Suker, Boban, Prosinecki, entre outros, a Croácia desfilou nos gramados franceses.

Ambos os uniformes usados eram belíssimos, mas o segundo tinha um tom especial. Numa combinação de rara felicidade, camisas azuis com detalhes nas laterais quadriculados em vermelho e branco, calções e meias azuis, os croatas fizeram muito bonito também no fardamento, sendo fieis ao orgulho e à bandeira do seu país.






Espanha - Home:

A Espanha, em 1998, ainda não era nada parecida com a potência que é hoje. Com um time que contava com veteranos como Zubizarreta e Hierro, e contando com a velocidade do jovem Raúl, fizeram uma campanha pífia, sendo eliminados na primeira fase.

Pelo menos, no uniforme, foram extremamente felizes. Com a sua combinação clássica, contando com tons mais escuros, La Fúria apresentou um fardamento elegante e marcante.










Noruega - Home:

A Noruega voltava à Copa do Mundo, depois de uma campanha relativamente boa em 1994, com um time forte e aguerrido comandado pelo experiente Egil Olsen. Chocaram o mundo ao derrotarem o Brasil na fase de grupos, mas não conseguiram ir muito longe, perdendo para a Itália nas oitavas.

Apresentaram um futebol duro, mas um uniforme bonito, com camisas vermelhas, calções brancos e meias azuis escuras.









Jamaica - Home:

A Jamaica participaria pela primeira vez de uma Copa do Mundo na edição de 1998. Os Reggae Boys, como são conhecidos, eram comandados pelo competente brasileiro Renê Simões, e fizeram uma surpreendente campanha nas eliminatórias, para serem eliminados na primeira fase, em um grupo fortíssimo, com Argentina e Croácia.

Usaram um uniforme muito chamativo, marcante, destacado. Camisas amarelas com detalhes verdes e negros, calções negros e meias amarelas. Os Reggae Boys, se não marcaram pelo Futebol, marcaram pela personalidade e simpatia.

No próximo post, Copa de 1994! Valeu!

Um comentário:

  1. Pra mim, em 98 a França era melhor que o Brasil.

    Tinha 1 ótimo jogador para cada posição e até no banco tinha gente boa.

    Já o Brasil...

    ResponderExcluir