sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Craques que Não Assistimos Jogar: Duncan Edwards

Como o segundo atleta da série "Craques que Não Assistimos Jogar", um espetacular jogador que teve sua carreira e vida drasticamente terminadas por uma catástrofe: Duncan Edwards.

Edwards nasceu em 1º de outubro de 1936, no distrito de Dudley, na Inglaterra. Aos seus tenros doze anos de idade, impressionou os olheiros que presenciaram uma partida da Seleção Inglesa Estudantil. Um deles, Jack O'Brien, do Manchester United, enviou um relatório ao lendário treinador Sir Matt Busby, dizendo que o garoto merecia atenção especial.

Foi contratado pelo United como amador no ano de 1952, aos 15 anos de idade. Edwards, além de treinar no Manchester United, iniciou um curso de carpinteiro, caso não conseguisse lograr sucesso nos gramados.

Edwards, além de participar ativamente da equipe de jovens do United, fazia, no início da carreira, aparições esporádicas no time principal. Estreou aos 16 anos e 185 dias, contra o Cardiff City. Passou a jogar efetivamente na temporada de 1953-54, fazendo 24 aparições no time principal, com apenas 17 anos de idade.

Passou a jogar pela Seleção Sub-23 da Inglaterra, sendo até considerado para uma convocação para a Seleção Principal. Entretanto, no dia em que a comissão técnica o assistiu jogar, teve uma má atuação.

Em 1954-55, passou a ser um titular absoluto da equipe, mostrando toda a sua desenvoltura e personalidade apesar da pouca idade. Era um meio-campo de caráter defensivo, muito forte e técnico. Atuou em 36 partidas e marcou 6 gols. Nesta mesma temporada, faria sua estreia com a camisa da Seleção Inglesa, com meros 18 anos e 183 dias de idade, sendo o mais jovem jogador a vestir a camisa do time inglês. Este recorde só foi superado por Michael Owen, em 1998.

No final da temporada, foi convocado pela Inglaterra para uma turnê pela Europa, sendo titular em todas as partidas. Retornando da turnê, foi convocado pelo Exército, cumprindo tempo de serviço por 2 anos, juntamente com seu colega de equipe e grande craque, Bobby Charlton. Ambos foram liberados para jogarem pelo Manchester United. Entretanto, Edwards continuou disputando partidas pelo Exército, acumulando cerca de 100 partidas na temporada inteira!

Já na temporada 1955-56, mesmo tendo ficado de fora por dois meses, por conta de uma pneumonia, Edwards foi uma das principais peças do lendário time Busby Babes, os garotos comandados por Sir Matt Busby, atuando em 33 partidas e auxiliando o United a vencer o Campeonato Inglês, com uma diferença de 11 pontos para o segundo colocado, o Blackpool.

Na temporada seguinte, jogou 34 partidas no Campeonato Inglês, onde ajudou o Manchester United a vencer o título novamente, além de fazer parte do time que disputou a Copa dos Campeões Europeus de 1957, que incluiu uma massiva vitória de 10 a 0 sobre o Anderlecht, da Bélgica, a maior vitória em número de gols da história do clube.


Já nesta época, era uma presença frequente no selecionado inglês, participando de uma série de jogos das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo. Duncan Edwards, com apenas 21 anos, era uma das grandes referências da Seleção Inglesa, sendo apontado como sucessor da braçadeira de capitão usada pelo grandioso Billy Wright.

Em 1957-58, Edwards fez um grande início de temporada, sendo já pretendido por clubes italianos. Fez sua última partida no Campeonato Inglês em uma vitória de 5 a 4 sobre o Arsenal, em Old Trafford. Seu último jogo foi um empate em 3 a 3 contra o Estrela Vermelha, de Belgrado, na Iugoslávia.

Tragicamente, a vida de Edwards e de mais 21 pessoas, dentre elas, sete jogadores, incluindo os grandes Billy Whelan, David Pegg, Tommy Taylor e Roger Byrne, foi encerrada no Desastre Aéreo de Munique, no dia 6 de fevereiro de 1958. Edwards, inicialmente, sobreviveu ao acidente, sendo levado a um hospital local, mas não resistiu aos ferimentos causados. Entre os sobreviventes, estavam Sir Matt Busby e Bobby Charlton, que remontariam os Busby Babes na década de 60.

O grande jogador da primeira geração de ouro do Manchester United tinha deixado o mundo. Duncan Edwards, aos 21 anos de idade, encerrava sua carreira precocemente, com inúmeros títulos e inúmeras glórias a serem vencidas.

Duncan Edwards era um jogador tão versátil que era capaz de jogar em todas as posições do campo, exceto de goleiro, com perfeição. Em uma partida, começou como atacante, terminando o jogo como zagueiro, substituindo um companheiro lesionado.

Edwards era exemplo de autoridade, dedicação e espírito de liderança no campo, características raras para um jogador tão jovem. Tinha um fôlego impressionante, e era capaz de desarmes corajosos, não desistindo nunca da posse da bola.

Era um jogador extremamente forte e veloz, habilidoso, guerreiro, capaz de chutar e passar com precisão cirúrgica com ambos os pés. Cabeceava excepcionalmente, e sua jogada característica era a sua galopada por todo o campo, driblando vários adversários em direção ao gol.

Seus apelidos variavam de "The Tank" e "Big Dunc", pela sua imponente presença física, e também "Boom Boom", por conta do seu fortíssimo chute de longe, com ambos os pés.

Stanley Matthews comparou Edwards com "uma rocha em um mar selvagem", e Bobby Moore o comparou com a Rocha de Gibraltar, por sua força e capacidade defensiva.

É considerado por muitos como o maior talento já desperdiçado da história do Futebol.

Bobby Charlton declarou: "Duncan era o único jogador que me fazia sentir inferior", e também: "Que a sua perda foi a maior tragédia da história do Manchester United e do Futebol inglês".

O grande treinador Terry Venables declarou que, estivesse vivo, seria Duncan Edwards quem levantaria o trófeu de Campeões do Mundo pela Inglaterra em 1966, não o lendário Bobby Moore. Tommy Docherty declarou que Duncan Edwards seria o maior jogador de todos os tempos, se continuasse vivo.

Em fevereiro de 1958, o Futebol lamentou uma das suas maiores perdas, mas com certeza o Time dos Céus ganhava um grandioso reforço. Duncan Edwards, com certeza, é, senão o maior, um dos maiores craques que não pudemos assistir demonstrando seu Futebol em campo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário