quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Grandes Treinadores: Vittorio Pozzo

O Grande Treinador do post de hoje é, simplesmente, o maior vitorioso da história de todas as Copas do Mundo, vencedor de duas edições em sequência com a Seleção da Itália. Um homem apelidado carinhosamente pelo seu povo de "Il Vecchio Maestro", o "Grande Maestro", Vittorio Pozzo.

Vittorio nasceu em Turim, em 2 de março de 1886. Proveniente de uma família de posses, estudou em Manchester, se tornando um anglófilo de carteirinha. Tornou-se jogador de Futebol, tendo uma carreira curta, com passagens pelo Grasshopper, da Suíça, e pelo Torino, tornando-se treinador no ano seguinte.

Estreou como treinador pelo selecionado italiano para as Olimpíadas de 1912, onde seu time foi eliminado na primeira rodada pela Finlândia. Foi demitido logo após o insucesso, voltando para sua cidade-natal e assumindo o seu último clube como jogador, o Torino, onde também não teve grandes resultados, apesar de ter ficado por quase dez anos no comando da equipe.

Passou também pelo Milan, entre os anos de 1924 e 1926. Depois disso, viria o seu grande período como técnico, tornando-se um dos maiores da história da Itália.

Em 1928, Vittorio Pozzo assumiria o cargo de treinador da Seleção da Itália, na condição de que não aceitaria dinheiro para exercer tal cargo. O seu primeiro sucesso como comandante da "Azzurra" foi na Copa Internacional Centro-Europeia de 1930, a antecessora da Eurocopa. Na partida final, a Itália bateria a forte Hungria por 5 a 0 em Budapeste, onde jamais os húngaros haviam perdido um jogo.

Pozzo é o responsável pela criação de, talvez, a formação tática que revolucionou por inteiro o Futebol: " Il Metodo", italiano para "O Método".

Inspirado na escola do Danúbio - Áustria, Hungria, Tchecoslováquia - Pozzo baseou o novo esquema tático no tradicional "2-3-5". Observando que os seus half-backs necessitavam de mais apoio à frente do campo para serem superiores ao meio-campo adversário, trouxe dois jogadores de ataque para trás, criando involuntariamente os meias atuais.

A alteração proporcionou um sistema defensivo muito mais sólido e forte, além da possibilidade de contra-ataques rápidos e efetivos, com mais opções no meio-campo. Permitiu, também, o avanço mais constante dos atacantes que jogavam pelas laterais com maior velocidade, os atuais pontas.


Com esta formação, se desenvolveriam inúmeras variações táticas no Futebol, a mais óbvia, o 4-3-3, bem como o 4-5-1, entre outras. Com esta formação, Pozzo criou posições até então inéditas no Futebol, os laterais, volantes, meias e pontas.

Alguns especialistas argumentam que Pep Guardiola, ex-treinador do monstruoso Barcelona dos últimos anos, utilizou uma variação modernizada de "Il Metodo", o que é bem plausível.

Voltando à carreira de Pozzo, utilizando o seu Método, o seu primeiro grande galardão foi a conquista da Copa do Mundo de 1934, sediada pela Itália, em meio ao período ditatorial do Duce Benito Mussolini. Em uma campanha controversa, muitas vezes questionada pelas possíveis intervenções do Duce nas escolhas de árbitros, suborno de rivais, etc., Pozzo seria campeão.

Depois de um massacre de 7 a 1 contra os Estados Unidos na primeira fase - o formato do torneio era de mata-mata - um confronto dificílimo contra a forte Espanha. No jogo, resultado de 1 a 1, com um gol italiano irregular, uma falta clara no arqueiro Ricardo Zamora, o melhor do mundo na época. Com o empate, se jogaria uma partida suplementar no dia seguinte.

No segundo jogo, vitória de 1 a 0, gol do monstro sagrado Giuseppe Meazza, embora tenha sido falta novamente no arqueiro, desta vez J.J. Nogues. Passariam para enfrentar a grande seleção da Áustria, um dos maiores times do mundo na época, o "Wunderteam", Time dos Sonhos em alemão.

Para sorte de Pozzo, uma chuva torrencial acabou com o gramado do Estádio Giovanni Berta, em Florença - atual Artemio Franchi - impedindo os austríacos de desenvolverem seu jogo de toque de bola. Numa partida basicamente formada por chutões, venceu a mais forte fisicamente Itália, por 1 a 0, com um gol do argentino Enrico Guaita, um dos estrangeiros naturalizados italianos especialmente para a Copa - os chamados Oriundi.




Na Final, outro duro embate, contra a talentosa seleção da Tchecoslováquia, dos artilheiros Oldrich Nejedlý e Antonín Puč, do sensacional meio-campista Štefan Čambal e do magistral goleiro František Plánička, precursor das luvas de goleiro.

Puč marcaria 1 a 0 para os tchecoslovacos, aos 27 do segundo tempo. Entretanto, dez minutos depois, Raimundo Orsi - outro argentino naturalizado italiano - empataria a peleja. Na prorrogação, o centro-avante Angelo Schiavio viraria o jogo para a Itália, impedindo a reação tchecoslovaca e dando o título da Copa do Mundo de 1934 para a Itália. Vittorio Pozzo e seus comandados escapariam da morte neste momento, tendo sido compelidos pelo Duce Mussolini a "Vencer ou Morrer"!

A Azzurra se sagraria campeã mundial pela primeira vez, com um time de grandes lendas, como o imortal Giuseppe Meazza, maior craque da história da Itália, o goleiro e capitão Giampiero Combi, os grandes atacantes Angelo Schiavio e Giovanni Ferrari, e os Oriundi Luis Monti, Enrico Guaita e Raimundo Orsi, platinos de nascença, mas italianos de coração.


Em 1936, ainda, no meio-termo entre as Copas de 1934 e 1938, Pozzo conquistaria a medalha de ouro no Futebol das Olimpíadas de Berlim, com um time que contava com os futuros campeões e dupla de zaga fortíssima, Alfredo Foni e Pietro Rava, além do engraçadíssimo mas matador centroavante Annibale Frossi, o artilheiro do time e do torneio, totalmente míope, jogando com gigantes óculos e uma faixa branca na testa.

Em 1938, com uma seleção renovada, a Itália e Pozzo disputariam a Copa do Mundo na França. A Segunda Guerra Mundial estava chegando, e o clima era pesadíssimo. Os italianos, por conta da polêmica da Copa anterior, eram os alvos dos adversários.

Mas Vittorio Pozzo, com seu espírito de liderança e técnicas de motivação, levou seus comandados mais uma vez à glória. Contando com jovens talentosos, como os zagueiros Foni e Rava, os atacantes Silvio Piola e Gino Colaussi e o meio-campista Ugo Locatelli, bem como a liderança do craque Giuseppe Meazza, agora capitão e meia, não perderia a chance de uma dobradinha.

E começaram com uma partida duríssima, contra a surpreendente Noruega. Venceriam apenas na prorrogação, por 2 a 1, com um gol salvador de Piola. Nas quartas-de-final, jogo duríssimo contra a anfitriã, França, mas sobressaiu a técnica italiana, vencendo por 3 a 1, gols de Colaussi e Piola duas vezes.

Na semi-final, uma partidaça contra a Seleção Brasileira. Por um erro de planejamento, os brasileiros pouparam o monstro Leônidas da Silva, achando que seria uma partida tranquila. Acabaram vencedores os italianos, numa bela partida, por 2 a 1, gols de Colaussi e Meazza, de pênalti, com o seu calção desamarrado!


Os italianos enfrentariam a Hungria na partida decisiva. Em um jogo duro, mas sem muitos sustos, os italianos sobrepujariam os magiares por 4 a 2, gols de Colaussi e Piola, duas vezes cada um. Desta vez, Giuseppe Meazza levantaria a taça Jules Rimet, consagrando Vittorio Pozzo, o único treinador a vencer duas vezes a Copa do Mundo, e a Itália, como a primeira seleção a conquistar duas vezes seguidas a Copa do Mundo.

Pozzo remanesceria como treinador da Azzurra até 1948, quando encerraria sua carreira, para se tornar jornalista e comentarista de Futebol. Faleceria em 1968, em Ponderano, na Itália, após ter assistido o título do seu país na Eurocopa - na época, Campeonato Europeu de Futebol.

Vittorio Pozzo, além de ter sido um revolucionário na parte tática e motivacional no Futebol, também foi um grande vencedor. Corajoso, assumiu o comando dos italianos em meio à ameaças de morte e vergonha nacional, foi capaz de liderar a Azzurra a dois títulos mundiais em seu comando, além de uma medalha de ouro olímpica, se consolidando na galeria dos maiores treinadores de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário