quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Grandes Uniformes: Copa do Mundo (Parte 1)

Bom, essa é a parte mais estilística do blog. Na verdade, não se trata de moda, mas sim, de uniformes marcantes que foram usados num campo de Futebol. Marcantes às vezes pela beleza e elegância propriamente dita do fardamento, outras pela excentricidade, ou até pela tradição.

No primeiro post desta série, grandes uniformes já vestidos em Copas do Mundo.

Não sou estilista, designer, tampouco especialista em moda! Apenas estou expressando minhas opiniões...

Começamos pela Copa de 2010!


Espanha - Away:

Nada como quebrar um grande tabu...A Espanha já vinha da conquista do título da Euro 2008, depois de 44 anos sem um título de expressão. A geração de Xavi, Iniesta, David Villa, Puyol, Fàbregas, entre outros grandes jogadores vinha em franca ascensão, com um estilo de jogo de muita técnica, posse de bola e categoria.

Na final da Copa, a Espanha utilizou o seu uniforme reserva. Um elegante fardamento todo azul-marinho, com as tradicionais três listras da Adidas com as cores da bandeira espanhola. Combinou totalmente com o estilo maduro e técnico de jogo da Fúria. Ao final, o merecido título de Campeão do Mundo, grande recompensa a uma geração vitoriosa, que trabalhou demais para chegar ao topo do planeta.


México - Away:

Mais um uniforme reserva. Às vezes realmente parece que os designers de uniforme deixam para caprichar no segundo uniforme... Desta vez, o fardamento reserva dos Astecas!

Os mexicanos inovaram, antigamente sempre sendo um fardamento branco, com calções verdes. Entretanto, na África do Sul, o uniforme todo negro, com detalhes em verde, vermelho e dourado chamaram a atenção. A Adidas fez um bom trabalho em ambos os uniformes do esquadrão mexicano, especialmente no preto. Com ele, conseguiram um empate contra a África do Sul.





Uruguai - Home:

A Celeste Olímpica voltou realmente em grande estilo à Copa do Mundo. Além da sua grande e inesperada campanha (um quarto lugar), com o melhor jogador do torneio, Diego Forlán, os uruguaios vieram com um belíssimo uniforme.

O tradicional uniforme de camisa azul-celeste, calções e meias negras foram magistralmente produzidos pela Puma. A gola pólo listrada em azul-celeste e branco deu ainda mais elegância ao fardamento.






Japão - Home:

Os nipônicos chegaram na Copa do Mundo de 2010 com talvez sua melhor equipe até então. Jovens jogadores como Keisuke Honda, Shinji Okazaki e Atsuto Uchida surpreenderam o mundo se classificando em um grupo com Holanda, Camarões e Dinamarca, apenas perdendo para os holandeses.

Foram eliminados pelo Paraguai nas oitavas-de-final apenas na disputa de pênaltis, depois de um jogo disputadíssimo. Mas certamente, o uniforme azul com pequenos detalhes vermelhos marcaram muito bem a boa campanha dos Samurai Blue.





Estados Unidos - Home:

Este uniforme eu menciono pela sua história, não tanto pela beleza. O uniforme branco, com uma listra em diagonal quase imperceptível, homenageava o aniversário de 60 anos do maior jogo da história do Futebol nos E.U.A. - vitória surpreendente de 1 a 0 sobre a Inglaterra na Copa do Mundo de 1950.

Uma homenagem bacana a aqueles que fizeram história defendendo os Ianques.







Nova Zelândia - Away:

Pode até parecer meio sem graça pra quem lê, mas este uniforme foi um dos mais legais da Copa de 2010. Totalmente preto, apenas com alguns mínimos detalhes em branco, o fardamento reserva dos All Whites, apelido carinhoso da Seleção de Futebol da Nova Zelândia.

Apesar do uniforme natural ser o totalmente branco, também bem bacana, com este fardamento, os neo-zelandeses conseguiram fazer a melhor campanha da sua história em Copas do Mundo: três empates!







África do Sul - Home:

Os donos da casa não podiam fazer feio, pelo menos no fardamento. A Adidas não decepcionou. O tradicional uniforme de camisas amarelas com calções verdes ficou simples mas bonito. Foram adicionadas texturas diferentes na parte da frente da camisa para diferenciar dos outros uniformes da marca.

Infelizmente, os Bafana Bafana não se saíram tão bem. Foram eliminados na primeira fase, mesmo com o apoio da torcida e jogando em casa.






França - Away:

A França não fez uma boa Copa do Mundo em 2010. Aliás, foi uma péssima Copa para Les Bleus, sendo eliminados já na primeira fase, marcando apenas um ponto.

Entretanto, seu uniforme reserva, homenageando os clássicos uniformes da década de 80, com finíssimas listras verticais em azul e vermelho, ficou de extrema elegância e beleza. Uma pena que só puderam usá-lo em uma partida, contra o Uruguai.


É isso para a Copa do Mundo de 2010. No próximo post, Copa de 2006!

Nenhum comentário:

Postar um comentário