quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Promessas do Futebol Mundial: Juan Iturbe

Hoje, o post é sobre um jovem atacante, de características muito raras hoje em dia no Futebol. Um jogador que não tem medo de ir para cima, veloz, arisco, habilidoso. Trata-se de Juan Manuel Iturbe.

Filho de pais paraguaios, Iturbe nasceu em Buenos Aires, em 4 de junho de 1993. Moravam no bairro de Barracas, até ocorrerem problemas financeiros, que levaram a família Iturbe a voltar ao Paraguai com o pequeno Juan.

Lá, mais precisamente no Universal, iniciaria sua carreira de jogador. Muito jovem ainda, se transferiu ao Trinidense, antes de ser prospectado pelo Cerro Porteño, de Assunção, uma das grandes forças do Futebol paraguaio. Impressionou os dirigentes do gigante paraguaio pela habilidade que tinha na jogada individual, além de ser extremamente versátil, podendo jogar em ambos os flancos do campo.

Fez sua estreia profissional no dia 28 de junho de 2009, com apenas dezesseis anos, contra o Libertad. Desde então, passou a impressionar muitos clubes do Futebol mundial, como por exemplo, Manchester United, Real Madrid, Roma e Tottenham.

No fim da temporada de 2009, Iturbe entrou em conflito com a direção do Cerro Porteño, não assinando um contrato de formação com o clube, sendo afastado do plantel principal. Nesse momento, Iturbe mudou-se por conta própria para a Argentina, onde passou a treinar com a Seleção Sub-20 do país, convidado pelo técnico Sergio Batista. Também, fez parte de um plantel que servia de sparring para a Seleção principal.

Em uma confusa negociação, acabou assinando contrato com o Quilmes, depois, se transferindo para o Porto, de Portugal, para então retornar ao seu clube formador, Cerro Porteño. Na realidade, só poderia se transferir para Portugal quando completasse 18 anos, portanto, deveria voltar para o seu clube de origem.

Atuou, ao todo, entre partidas do Campeonato Paraguaio e Copa Libertadores da América, em 23 partidas, marcando 6 gols, inclusive, duas vezes no mesmo jogo em sua partida de estreia na competição continental, contra o Colo-Colo.

O seu gol mais marcante pelo Cerro Porteño foi no seu primeiro clássico, com apenas 17 anos de idade completados, contra o Olimpia. Estando os azulgrana com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, e sendo que os jogadores titulares estavam sendo poupados para um jogo na Libertadores, Iturbe aproveitou um erro de saída de bola da defesa alvi-negra, chegando na frente do goleiro Aldo Bobadilla, e botando seu time na frente.

Chegando ao Porto, não recebeu muitas chances, tendo disputado apenas 6 jogos. Entretanto, em uma partida amistosa contra o Celta de Vigo, mostrou toda sua habilidade, desvencilhando-se de vários defensores e marcando um belo gol.

Na Seleção Argentina Sub-20, participou do Sul-Americano para a categoria, marcando 3 gols em 9 jogos, bem como do Mundial, jogando em cinco partidas. Um dos seus grandes gols foi no Sul-Americano referido, o gol da vitória de 2 a 1 sobre a Seleção Brasileira.

Iturbe é um jogador muito veloz, canhoto e ágil, capaz de jogadas espetaculares, enfileirando defensores e marcando gols. É um dos poucos jogadores desta geração que não tem medo de errar, característica escassa nos dias de hoje. Desde cedo, é comparado com o melhor jogador do mundo, Lionel Messi, sendo apelidado carinhosamente pelos torcedores paraguaios de El Messi Guaraní.

Dentro de alguns anos, tem tudo para se transformar em um dos grandes craques do Futebol Mundial, por todos os recursos técnicos e físicos que possui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário