terça-feira, 7 de agosto de 2012

Grandes Jogos: Liverpool x Flamengo, 1981

Em 13 de dezembro de 1981, aconteceu a segunda edição dos anos 80 da Toyota European/South American Cup, para nós, o famigerado Mundial Interclubes. O já três vezes campeão da Europa, Liverpool, enfrentaria o uma vez campeão da América, o Flamengo.

O treinador Bob Paisley levara o time de Merseyside ao seu ápice técnico e físico. Jogadores consagrados como Kenny Dalglish (que aparece no pôster à esquerda), Graeme Souness, Terry McDermott (ambos dividiram a artilharia da Copa da Europa, com seis gols cada) e Alan Hansen, defendiam as cores vermelhas do time que era o grande bicho-papão da época no Mundo.

O Flamengo era a sensação do Futebol brasileiro. Com um estilo de jogo bonito de se ver, os rubro-negros encantaram a América do Sul, apresentando ao continente monstros como Júnior e Zico, além de outros craques da bola, como Andrade, Adílio, Leandro, Lico, Tita...


Campanhas:

O Liverpool vencera a Copa dos Campeões da Europa passando na primeira fase pelo fraco Oulun Palloseura, da Finlândia, na segunda fase, pelo Aberdeen, da Escócia, nas quartas-de-final pelo CSKA Sofia, da Bulgária, pegando o duro Bayern de Munique na semi-final.

Após dois empates, 0 a 0 em casa e 1 a 1 fora, o Liverpool passou para a Final pelo saldo qualificado. Na Final, vitória magra contra o já não tão poderoso Real Madrid, 1 a 0, com um gol de Alan Kennedy, depois de cobrança de lateral próxima da área e uma furada espetacular do defensor do Real Madrid.

Já o Flamengo, na Copa Libertadores da América, passaria pela primeira fase em um grupo com Atlético Mineiro, Cerro Porteño e Olímpia, vencendo 2 partidas e empatando 4, empatando em primeiro lugar com os mineiros. Na disputa de quem se classificaria em primeiro lugar, o Flamengo vencia por 1 a 0, quando o árbitro terminou o jogo por conta das cinco expulsões do Galo.

Na segunda fase de grupos, contra Deportivo Cali e Jorge Wilstermann, venceu todas as quatro partidas disputadas, se classificando para enfrentar o Cobreloa, do Chile, na Final.

No primeiro jogo, vitória de 2 a 1 no Maracanã, gols de Zico. Em Santiago, no segundo jogo, vitória do Cobreloa por 1 a 0, forçando uma terceira partida a ser disputada em campo neutro. No desempate, o Flamengo foi muito superior, com mais uma exibição de gala de Zico, 2 a 0. Num fato inusitado, o treinador Paulo César Carpegiani, aos 44 minutos do segundo tempo, colocou o atacante Anselmo exclusivamente para nocautear o zagueiro Mario Soto, do Cobreloa, que nas três partidas foi extremamente violento.


O Jogo:

O Estádio Nacional de Tóquio estava aguardando uma grande partida, praticamente lotado com 62 mil pessoas, dentre poucos brasileiros e ingleses, e na maioria japoneses simpatizantes de um Futebol bem jogado.

De forma pouco educada, e de certa forma, presunçosa, os jogadores do Liverpool desprezavam os brasileiros, dizendo não conhecerem os jogadores. Viria uma surpresa bastante desagradável aos ingleses...


O Liverpool foi escalado com: Grobbelaar; Neal, Thompson, Hansen, Lawrenson; Lee, McDermott, Souness, Kennedy; Dalglish e Johnston. O técnico era Bob Paisley.

O Flamengo vinha armado com: Raul; Leandro, Marinho, Mozer, Júnior; Andrade, Adílio, Zico; Tita, Nunes e Lico. O Flamengo estava comandado pelo magistral ex-jogador e jovem treinador Paulo César Carpegiani.

A arrogância dos ingleses seria quebrada já nos primeiros momentos da partida, quando perceberam a total superioridade técnica do Flamengo.

Já aos 12 minutos de partida, na sua primeira grande jogada, Zico lançaria o centro-avante Nunes com perfeição, que após furada do defensor, apareceu na frente de Grobbelaar, dando um toque de categoria com o pé direito para mandar a bola para o fundo das redes. Um início fulgurante.

O Flamengo tocava a bola com maestria, colocando os ingleses "na roda".

Aos 34 minutos, Tita sofreu falta dura de McDermott, na entrada da área do Liverpool. Zico pegou a bola com carinho, bateu no canto de Grobbelaar, que bateu roupa, e, no rebote, Adílio marcaria o segundo gol. Já era um show de bola.

Para sacramentar a vitória, aos 41 minutos do primeiro tempo, Zico lançou Nunes de três dedos, antes da intermediária inglesa. O centro-avante entrou em velocidade pelo lado direito de ataque, chutando forte e cruzado para o gol, sem chances para o desamparado Grobbelaar. 3 a 0 Flamengo.

O restante do jogo foi apenas administrado pelo time carioca, com a vitória já certa. O Liverpool tentou imprimir pressão no ataque, sem qualquer sucesso.

Sagrava-se o primeiro Campeão do Mundo brasileiro depois do lendário Santos da década de 60. O Futebol brasileiro voltava à evidência do Mundo, com sua habilidade e técnica impecáveis. Vitória incontestável da técnica sobre a força e a arrogância dos europeus.

Abaixo, assista o jogo completo. Bom proveito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário