quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Promessas do Futebol Mundial: Paul Pogba

A promessa de hoje é um meia moderno. Alto, forte, marcador, armador, finalizador, líder nato. Trata-se do jovem francês Paul Pogba.

Pogba nasceu em Lagny-sur-Marne, na França, no dia 15 de março de 1993. Filho de guineenses, faz parte de uma família de jogadores, com seus irmãos mais velhos e gêmeos, Florentin e Mathias atuando profissionalmente na França e na Inglaterra, respectivamente.

Paul começou sua carreira com singelos seis anos de idade, no Roissy-en-Brie, onde já mostrava sua veia de capitão, capitaneando a equipe sub-13 do time. Transferiu-se para o Torcy, onde passou por uma temporada, para depois subir de nível, indo para um clube bem maior, o Le Havre.

No Le Havre, passou a chamar a atenção dos grandes clubes europeus, com grandes exibições e jogos que deram indícios de uma grande carreira por vir. O Manchester United expressou interesse em Pogba, mas não conseguiu comprar o jogador por meios legais.

Em 2009, Paul Pogba se transferiu do Le Havre para as categorias de base do Manchester United, numa manobra um tanto quanto polêmica. O clube francês acusou o Manchester United de pirataria, aliciando o jogador e sua família para uma transferência unilateral, sem qualquer anuência de seu antigo clube. De qualquer forma, Pogba seguiu em frente, e foi para Manchester.

No Manchester United, Pogba causou impacto imediato. Na sua primeira temporada na equipe sub-18, foi titular em 19 partidas, marcando 7 gols, um número alto para um meio-campista.

Na temporada 2010-11, continuou com sua boa forma, jogando os primeiros três meses ainda nas categorias de base. Foi promovido por Sir Alex Ferguson para o time reserva, estreando contra o Bolton Wanderers. Na Copa FA de Juniores, marcou um gol impressionante, um chutaço de fora da área, numa vitória por 3 a 2 contra o Portsmouth. Chegou a ganhar um número na camisa na equipe principal, o 42, mas não chegou a fazer exibições.

Para o início da temporada 2011-12, Ferguson declarou que seriam dadas mais chances para o jovem francês, pois segundo ele "temos que dar a ele a oportunidade de jogar no time principal, e ele tem uma grande habilidade". Estreou em um jogo da Copa da Liga inglesa, contra o Leeds United, jogando mais duas vezes no mesmo torneio. Na Premier League, atuou mais três vezes, estreando contra o Stoke City, além de uma exibição em uma derrota de 2 a 1 para o Athletic Bilbao, na UEFA Europa League.

No início da temporada 2012-13, Pogba não renovou contrato com o Manchester United, assinando com a Juventus, com quem já havia conversado há um longo período. Recebeu a camisa número 6 da equipe principal, e já estreou em um amistoso contra o Benfica, em Gênova, substituindo o grande Andrea Pirlo.

Em nível internacional, Pogba foi capitão e atuante em todas as divisões das categorias de base do seu país, a França, jogando em 45 oportunidades, e marcou 8 gols.

Paul Pogba é um meia alto, de grande força física e espírito de liderança. Além das características psicológicas e físicas, é um jogador de muita habilidade e muita criatividade, e capaz de exercer uma marcação muito eficaz sobre os meias e atacantes adversários. Tem um chute muito bom de fora da área, além de ser um jogador com faro de gol e capaz de jogadas espetaculares.

Seu estilo de jogo e porte físico já causa comparações com um dos maiores meias da história do Futebol francês, Patrick Vieira.

Na Juventus, Pogba poderá se tornar um meia mais maduro do que já é, apesar dos seus meros 19 anos atualmente. Aclimatado ao Futebol mais físico e marcado da Itália, Paul Pogba poderá render grandes frutos tanto para seu clube quanto para a Seleção da França.

O jovem francês é, certamente, um jogador que merece ser observado para o futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário