terça-feira, 21 de agosto de 2012

Craques que Não Assistimos Jogar: Matthias Sindelar

O jogador homenageado do post de hoje é um dos maiores craques da história do Futebol antes da Segunda Guerra Mundial. Um homem que fez parte de um dos maiores times europeus de todos os tempos, e ajudou a revolucionar o jeito de se jogar bola: Matthias Sindelar.

Sindelar nasceu em Kozlov, na época, Áustria-Hungria, hoje República Tcheca, em 10 de fevereiro de 1903. De uma família muito pobre, que se mudou para Viena em 1905, surgiu a paixão de se jogar Futebol, que Matthias praticava nas ruas da cidade.

Aos 15 anos de idade, Matthias se juntou ao Hertha Vienna, jogando no clube até os 21 anos, quando foi transferido para o FK Austria Vienna, clube que defendeu até o fim de sua vida.

Tornou-se um dos melhores jogadores do Futebol europeu do pré-guerra, conhecido por marcar muitos gols. Ajudou o Austria Vienna a conquistar diversos títulos: cinco Copas da Áustria, em 1925, 1926, 1933, 1935 e 1936, um Campeonato Austríaco em 1926 e duas Mitropa Cup - um torneio entre clubes do centro europeu - em 1933 e 1936.

Matthias também foi parte do "Wunderteam", "Time dos Sonhos" na língua alemã. Se tratava do selecionado internacional da Áustria, formado pela maior geração futebolista do país. Comandados por Hugo Meisl, grandes jogadores como Josef Smistik, Walter Nausch, Stefan Skoumal, Hans Mock e, claro, Matthias Sindelar, colocaram a Áustria no mapa do Futebol mundial.

Com um jeito envolvente de se portar em campo, tocando a bola inteligentemente, com movimentação e ocupação territorial articulada, os austríacos ganharam muitos apreciadores e a admiração do planeta. Entre abril de 1931 e dezembro de 1932, o "Wunderteam" esteve invicto, massacrando quase todos os seus adversários. Matthias Sindelar era o capitão desta equipe.

Sindelar era um atacante completo. Muito criativo, armava jogadas com maestria, marcava muitos gols e era um driblador nato. Sua precisão nos passes, na finalização e nos dribles e tornaram uma grande estrela. Marcou 27 gols em 43 partidas pela Áustria.

Um cracaço, capaz de jogadas estonteantes, foi um dos jogadores mais influentes do seu tempo. Muitos falavam que as plateias iam aos jogos não só para assistirem Sindelar jogar, mas também para aprender um pouco mais sobre a essência e sobre como se jogava Futebol inteligentemente.

Ganhou o apelido singelo de "Der Papierene", o "Homem de Papel", pois era um jogador magro, de estrutura física muito frágil, mas também um craque capaz de transpirar elegância e categoria jogando Futebol.

Após a anexação da Áustria pela Alemanha, Sindelar se negou veementemente a defender as cores do Terceiro Reich. Em uma partida, a despedida da Seleção austríaca, disputada contra a mesma Alemanha que anexara seu país, marcou um gol, comemorando com provocações aos enviados nazistas que assistiam a partida.

Foi encontrado morto com sua esposa em seu apartamento, em Viena. O laudo pericial feito com os corpos declarou que a causa mortis foi intoxicação por monóxido de carbono, uma causa até hoje não esclarecida.

É uma pena não termos praticamente nenhum registro deste craque imortal do Futebol. Sindelar foi um dos homens que viam o Futebol anos na frente das outras pessoas, ajudando-o a transformar o esporte mais popular do Mundo no mais belo espetáculo que existe.

Fica então esta singela homenagem ao monstro sagrado do Futebol, que parecia ser feito de papel, frágil, mas que superava até o mais robusto defensor com sua grandiosa técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário