terça-feira, 28 de agosto de 2012

Craques que Nasceram no País Errado: Kazuyoshi Miura

O Craque que nasceu no país errado de hoje foi a primeira estrela do Futebol de seu país. Um artilheiro nato, de personalidade, excêntrico, uma figuraça. Conhecido carinhosamente pelo mundo todo pelo seu apelido diminutivo, Kazu, o jogador homenageado é Kazuyoshi Miura.

Kazu nasceu na cidade de Shizuoka, no Japão, em 26 de fevereiro de 1967. Um jogador destacado desde cedo, na sua escola, a Shizuoka Gakuen High School, Miura surpreendia aqueles que o assistiam jogar, por conta de sua capacidade de frente para a goleira.

Mais uma vez surpreendendo a todos, em 1982, ao terminar o ensino médio, largou tudo para ir tentar sua carreira no Brasil! Como surpresa maior, o Juventus de São Paulo contratou o jovem japonês para as suas categorias de base. Manteve-se na Rua Javari até 1986, quando se transferiu para o Santos, onde assinou seu primeiro contrato profissional.

Sua carreira profissional no Brasil ainda contou com passagens rápidas pelo Palmeiras, Matsubara, CRB, XV de Jaú, Coritiba - onde marcou 2 gols no Campeonato Brasileiro - e Santos novamente - marcando mais 3 gols no Brasileirão.

Em 1990, Kazu retornou à sua terra natal, e foi contratado pelo Yomiuri FC, com status de estrela, por causa de sua passagem no Futebol brasileiro. Com um time que já continha craques consagrados japoneses, como o brasileiro naturalizado Ruy Ramos e Tsuyoshi Kitazawa, Kazu ajudaria o Yomiuri a conquistar as duas últimas temporadas da extinta Japan Soccer League. Miura marcaria, no total pelo Yomiuri, 15 gols em 56 partidas, uma média de gols relativamente boa para um jogador jovem.

Entretanto, em 1992, o Yomiuri se transformaria em Verdy Kawasaki, e Kazu se transformaria de um bom jogador para um artilheiro consagrado. Na temporada de transição, marcaria 12 gols em 14 partidas, entre partidas da Copa do Japão e outros jogos.

Miura se tornaria a grande estrela do Futebol japonês já na sua primeira temporada regular no Verdy, marcando 20 gols em 36 jogos, sendo um dos artilheiros da primeira edição da J-League. Além disso, foi eleito o MVP, jogador mais valioso, da primeira temporada da J-League. Marcou também cinco vezes em jogos da Copa do Japão e outros jogos.

Em 1994, sua média de gols aumentou, marcando 16 vezes em 22 partidas na liga, ajudando o Verdy a conquistar mais uma vez a J-League.

Na janela de transferências europeia, Kazuyoshi Miura foi contratado por empréstimo pelo Genoa, se tornando o primeiro jogador japonês a fazer parte de um clube italiano. Não teve uma passagem muito bem-sucedida em terras italianas, atuando 21 vezes e marcando um gol, justamente no derby de Gênova, contra a Sampdoria.

Voltou para o Verdy na temporada de 1995, marcando incríveis 20 gols em 23 jogos da J-League. Na temporada de 1996, foi o artilheiro da J-League, marcando 23 gols no campeonato, além de 7 gols em outras partidas. No ano de 1996, ajudou o Verdy a conquistar a Copa do Imperador

Nas temporadas 1997 e 1998, o Verdy Kawasaki estava com uma equipe muito fraca, e isso se refletiu na forma de Kazu, marcando apenas 12 gols nas duas temporadas, por conta de lesões também. Transferiu-se para o Croatia Zagreb - hoje Dinamo Zagreb - onde atuou em 12 partidas, não marcando nenhum gol, mas ajudando o Croatia a ganhar o campeonato nacional.

Voltou mais uma vez para o Japão, desta vez para atuar no Kyoto Purple Sanga, jogando por duas temporadas e marcando 24 gols em 51 partidas, incluindo vários golaços. Em 2001, se transferiu para o Vissel Kobe, onde fez sua última passagem em alto nível no Futebol. Atuou por cinco anos, marcando 29 gols em 127 partidas.

Ficou um ano no jovem time do Yokohama F.C., marcando 4 vezes em 16 partidas. Jogou 6 vezes pelo Sydney F.C., da Austrália, marcando 2 vezes em uma partida contra o Adelaide United. Voltou ainda para o Yokohama F.C., onde atua até hoje, com surpreendentes 45 anos de idade - o jogador mais velho em atividade na J-League - onde até então marcou 19 gols em 172 partidas, onde várias vezes veio do banco de reservas. Ajudou o Yokohama F.C. a vencer a segunda divisão da J-League em 2006.


Kazu era, no seu ápice, um centroavante guerreiro, rápido e com categoria, o típico matador. Marcava gols com ambos os pés, de dentro e fora da área, de falta, de pênalti, de cabeça... Enfim, um artilheiro completo. Possuía também boa técnica e ótima visão de jogo.

Dentre seus inúmeros prêmios, fez parte do selecionado da temporada da J-League por três vezes, em 1993, 1995 e 1996, foi o melhor jogador japonês do ano em 1992 e 1993, foi o melhor atleta profissional do país em 1993, e além disso, foi o melhor jogador da Ásia no ano de 1993.

Pela Seleção do Japão, Kazu atuou em 89 jogos, marcando 55 vezes, sendo até hoje um dos maiores marcadores da história dos Samurai Blue. Ajudou o Japão a conquistar dois títulos em 1992, a Copa da Ásia e a Dynasty Cup - um torneio de países do leste do continente asiático - sendo o melhor jogador do primeiro torneio.

Tivesse Kazu nascido 20 anos mais tarde, surgiria para o Futebol em uma geração de jogadores de seu país muito mais talentosa e taticamente amadurecida do que a qual ele fez parte. Na época, o Japão ainda engatinhava taticamente, e os jogadores apenas pensavam em atacar. Apesar de contar com outros craques, como Masakiyo Maezono, Takuya Takagi, Masami Ihara e Tsuyoshi Kitazawa, o Japão não conseguia deslanchar.

Hoje, em plena forma física e técnica, Kazuyoshi Miura seria um dos grandes artilheiros do Futebol mundial, e atuando numa Seleção do Japão muito melhor em todos os sentidos do que antigamente. Infelizmente, nunca saberemos o que poderia acontecer, apenas nos cabe apreciar os seus bons momentos de antigamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário